7 de março de 2012

Dia mundial do rim 2012

A segunda quinta-feira de março, que este ano cai no dia 8, é reservada para comemorar o Dia Mundial do Rim, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim. O tema deste ano é “Donate kidneys for life receive”, que no Brasil recebeu a versão “Doe Rim, Salve uma Vida”.

A prevalência da doença renal é, relativamente, alta, ou seja, uma em cada dez pessoas apresenta evidências da doença. Trata-se de uma doença silenciosa, por isso, muitas pessoas só procuram ajuda em estágios mais avançados quando a perda total da função dos rins pode ser irreversível. Neste caso, a alternativa é a Terapia Renal Substitutiva, ou seja, Hemodiálise ou Diálise Peritoneal, até ser encaminhado para o Transplante. As pessoas que devem redobrar a atenção para a doença renal são: hipertensos, diabéticos, idosos e aquelas com histórico familiar de doença renal ou cardiovascular. Somente o ano passado o SUS custeou a realização de 11,63 milhões de procedimentos relacionados à Terapia Renal Substitutiva a um custo aproximando de 1,64 bilhões de reais.

O tema da campanha do Dia Mundial do Rim de 2012 tem como objetivo despertar a atenção da população para o ato da doação e transplante de órgãos. Os possíveis doadores de Rim são: doador vivo relacionado, ou não-relacionado e doador falecido, isto é, em situação de morte encefálica. O transplante de rim está em 1º lugar comparado com o transplante de outros órgãos sólidos como coração, fígado, pulmão e pâncreas. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgaos (ABTO) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em 2011 foram realizados 4.940 transplantes de rim no Brasil, dos quais 33% com doadores vivos. 81,8% foram financiados pelo SUS. O Estado com o maior número de transplantes foi São Paulo (1.595), seguido por Minas Gerais (425), Rio Grande do Sul (400), Paraná (321) e Santa Catarina (245).

Segundo lei federal toda pessoa com doença renal crônica tem direito de realizar seu tratamento de diálise ou o transplante renal e de receber medicamentos básicos e essenciais para o tratamento de doenças que normalmente acompanham a insuficiência renal.


fonte: Adote

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics