12 de maio de 2012

Dia Internacional do Enfermeiro


Assinala-se neste sábado, 12 de Maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, instituído em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem no mundo e que nasceu nesse dia, em 1820.



A enfermeira britânica, de ascendência italiana, destacou-se durante a Guerra da Criméia (1854) ao transformar o modo de funcionamento do hospital militar do exército inglês na Turquia e ao introduzir mudanças na prestação de cuidados de saúde. 

Florence Nightingale melhorou as condições sanitárias e de higiene e a qualidade de vida dos soldados e, em apenas dois anos, com uma equipe de enfermeiras selecionadas por ela, conseguiu reduzir significativamente a taxa de mortalidade do hospital, provando a importância da profissão. 

Durante os combates da Guerra da Criméia, os soldados fizeram de Florence o seu anjo da guarda pois, de lâmpada na mão, percorria as enfermarias dos batalhões e acampamentos, atendendo os doentes. 

Ao retornar em 1856, adoentada de tifo, Florence recebe um prêmio em dinheiro do governo inglês, em reconhecimento ao seu trabalho. Com este dinheiro, fundou, em 1859, em Londres, a primeira Escola de Enfermagem, no Hospital Saint Thomas, e que passou a servir de modelo para as demais escolas que vieram depois.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemora-se a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio em homenagem a Florence Nigthingale e a Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares 

Parabéns a todos estes profissionais e suas equipes de enfermagem que tanto contribuem para o bem estar físico, social e mental do ser humano, promovendo saúde e prevenindo doenças. Que todos possam sempre continuar a fazer a diferença no dia a dia nos estabelecimentos de saúde, ou em outras situações como o Atendimento Pré-hospitalar. Cuidar é a nossa missão. Parabéns!



Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics