15 de julho de 2012

Dia nacional do homem - 15 de julho

Dados do Ministério da Saúde revelam que os homens buscam menos a ajuda médica do que mulheres e acabam tendo uma média etária menor que elas, vivendo cerca de 7 anos a menos.

No Brasil não se sabe bem o porquê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua.

A criação do dia internacional do homem ocorreu no dia 19 de novembro de 1999 em Trinidad e Tobago e foi apoiado pelas Nações Unidas, recebendo amplo apoio dos homens de várias partes do mundo, tendo como objetivos: melhorar a saúde do sexo masculino, melhorar a relação promovendo a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos desempenhados pelos homens.


Pesquisa revela que homens têm preconceito de procurar por médicos

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou um levantamento realizado com pacientes do Centro de Referência da Saúde do Homem em São Paulo e revelou que o preconceito e a vergonha ainda os mantêm longe dos consultórios.
A pesquisa mostra que 60% do total de pacientes, chegam ao hospital com quadros considerados avançados e que necessitam de intervenção cirúrgica para combatê-los.

Muitos destes pacientes atendidos desconheciam suas condições de saúde e ignoravam os sintomas iniciais da doença, adiando a busca por ajuda especializada.

Tais atitudes acabam facilitando a evolução de um problema comum e que poderia ser facilmente tratável para um caso mais sério, representando riscos para o paciente, caso não passe por uma cirurgia.

De acordo com o médico chefe do serviço de urologia, Joaquim Claro, o diagnóstico precoce permite tratamentos menos agressivos e com maiores chances de cura e a recuperação do paciente também costuma ser mais rápida, enquanto os gastos com o procedimento e a hospitalização são reduzidos.

“Os homens estão conscientes e procuram com mais freqüência o médico da família para realizar os exames preventivos e o check-up anual, se compararmos com a realidade de alguns anos atrás. Mas por questões exclusivamente culturais, há ainda os que só passam pelo consultório quando sentem fortes dores, dificuldades para urinar ou perda total da libido”.

E ressalta que esses pacientes acreditam que o provedor da casa não pode ficar doente e nem deve sair da rotina de trabalho para visitar o especialista.
O médico coordenador Cláudio Murta, afirma que esse é um grande equívoco, pois é na consulta de rotina que o médico detecta doenças comuns e que demoram a apresentar sintomas, como é o caso do aumento benigno da próstata, recorrente a partir dos 50 anos.


CUIDADOS
Autoexame dos testículos deve ser mensal: A prática pode evitar o aparecimento de câncer no testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares.
“O exame físico da próstata (‘toque’) passa a ser obrigatório após os 40 anos. O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada se o paciente realizar check-up anual que inclui, também, coleta de sangue”.
Tabagismo é um grande vilão
A fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga. O cigarro ‘entope’ os vasos sanguíneos e como conseqüência a circulação de sangue é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil.
Prevenção ajuda a viver mais e melhor
Não deixe de usar preservativo nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. Além disso, tenha um bom diálogo com sua parceira.
Coração
Os homens também devem ficar atentos com doenças do coração. Um estudo divulgado pela Secretaria mostra que a situação entre os homens é preocupante, já que 42,84% têm alto risco, 23,92% risco moderado e 33,24% baixo risco.

fonte: SES-SP


Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics