12 de julho de 2012

Pesquisa está traçando perfil dos profissionais de Enfermagem

Uma pesquisa está analisando o perfil da Enfermagem no Brasil, nos aspectos da formação profissional, origem socioeconômica, atualização técnico-científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração e participação sociopolítica brasileira. O estudo, que é desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi apresentado nesta terça-feira, 10, ao secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, pela coordenadora da pesquisa na Região Norte, enfermeira Idehize Furtado.

A função da pesquisa é criar condições para o desenvolvimento de políticas públicas, além de criar um banco de dados dos profissionais. Atualmente, no Brasil existem quatro milhões de pessoas atuando na área da saúde; só na área de Enfermagem são 1,4 milhão. Segundo informações do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), o Pará tem cerca de 46 mil profissionais atuando legalmente, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.

O trabalho está sendo desenvolvido em cinco etapas, iniciadas no dia 11 de junho na Região Norte, sequencialmente para a região Sudeste, Nordeste, Sul e agora no Centro-Oeste. A metodologia adotada é coleta de informações em nível federal, estadual e municipal por meio de questionário. Estima-se que 40 mil enfermeiros e técnicos em Enfermagem, selecionados anteriormente e de forma aleatória, receberão o formulário, que pode ser respondido no cartão resposta e enviado, sem custo, pelos Correios ou via internet.

O trabalho é realizado por uma ação conjunta envolvendo a Fiocruz, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério da Saúde, além da rede OberservaRH, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten) e Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Escolas de Saúde Pública.

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics